domingo, 22 de setembro de 2013

Artesão de Vieiropolis destaca-se no artesanato de madeira

JOSE ARTESANATO

O artesanato é uma das mais ricas formas de expressão da cultura e do poder criativo de um povo. Na maioria das vezes, é a representação da história de sua comunidade e a reafirmação da sua autoestima. Nos últimos tempos, tem-se agregado a esse caráter cultural o viés econômico, com impacto crescente na inclusão social, geração de trabalho e renda e potencialização de vocações regionais. O artesão é o trabalhador que de forma individual exerce um ofício manual, transformando a matéria-prima bruta ou manufaturada em produto acabado.

Um tipo de artesanato que conquista cada vez mais espaço entre os artistas é feito em madeira, que teve início no mundo com a história do homem, visto que a necessidade de produzir materiais para a sobrevivência despertou a capacidade criativa. Com o passar dos tempos, a arte em madeira começou a ser usada como forma de trabalho e garantia do sustento de famílias.

Na comunidade de Caiçara – zona rural de Vieirópolis destaca-se o artesão José Artesanatos, filho do saudoso comerciante Bizé.  O artífice residiu em São Paulo, mas voltou para a Paraíba onde se dedicou ao artesanato. Estudou na Escola Estadual Maria Moreira Pinto em Vieirópolis. Ele disse que hoje sobrevive da produção de artesanato e das peças que comercializa. Entre as peças, encontram-se verdadeiras preciosidades que representam a criatividade do artesão e a capacidade de inovar. Suas peças são confeccionadas com madeira compreendendo desde brinquedos educativos, carrinhos em madeiras, porta chaves, barcos, aviões, peças decorativas, adornos, entre outros. As peças produzidas pelo artesão José Artesanatos são ideais para escolas, brinquedotecas e cheches.

O artesanato em madeira é bastante rico e variado, e pode-se dizer que são produzidos objetos sofisticados através do entalhe. O entalhe é feito com a ajuda de um instrumento cortante que pode ser rústico ou até uma simples faca, onde o artesão com seu talento, sua habilidade trabalha e dá forma a um pedaço de madeira. Instituições de ensino, brinquedotecas, creches e prefeituras municipais podem entrar em contato com o artesão pelo telefone (83) 8143-6869 ou dirigir-se à comunidade de Caiçara/Vieirópolis. O Poder Público precisa fortalecer a identidade cultural e uma das formas para isso é através do artesanato.

Abdias Duque de Abrantes

Jornalista DRT PB 604

PORTA CHAVEAMOSTRA

FUSCA TRATOR

0 comentários:

Postar um comentário