segunda-feira, 29 de abril de 2013

Poço Dantas celebrou 19 anos de emancipação política com reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde

 ITAMAR, DEDE E THIAGO AZULAO

Celebrado domingo (28) o 19º aniversário de emancipação política de Poço Dantas. Para comemorar, em grande estilo, a insigne data, o prefeito, José Gurgel Sobrinho – Dedé de Zé Cândido (PSB) e sua equipe de auxiliares prepararam uma vasta programação alusiva à data. Por volta das 8h houve o hasteamento dos pavilhões no pátio da prefeitura municipal. Às 9h foi celebrada uma missa pelo padre Francisco Mendes na igreja de São Francisco. Em seguida foram apresentados os veículos recém-adquiridos pela pelo poder executivo, ou seja, dois tratores, uma caçamba e dois ônibus escolares.

Presentes ao evento o prefeito constitucional do município José Gurgel Sobrinho – Dedé de Zé Cândido (PSB), o vice-prefeito Thiago Silva Santiago – Thiago de Azulão (PMDB), prefeitos João Bosco Nonato Fernandes – Dr. Bosco (PSB) e Gervázio Gomes dos Santos (PMDB) respectivamente de Uiraúna e Bernardino Batista, vice-preito de Uiraúna, Segundo Santiago (PMDB), ex-prefeito e advogado Itamar Moreira, padre Francisco Mendes, presidente da Câmara Municipal, Antônio Cândido Sobrinho, secretários municipais, vereadores do município e de cidades circunvizinhas, lideranças locais e a população em geral.

O prefeito José Gurgel Sobrinho – Dedé de Zé Cândido (PSB), o vice-prefeito Thiago Silva Santiago – Thiago de Azulão (PMDB) e a comitiva inauguraram a reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde Francisco Ferreira Santiago, na sede do município. Os recursos que foram utilizados na obra foram adquiridos junto ao Programa de Requalificação de Unidades Básicas de Saúde (UBS) que tem como finalidade a criação de mecanismos de repasse de recursos financeiros para a reforma/ampliação de Unidades Básicas de Saúde municipais, como forma de prover infraestrutura adequada às Equipes de Atenção Básica para desempenho de suas ações.

O montante total de recursos utilizados foi de R$ 331.000,00, investidos na reforma de toda a estrutura, como construção de murada substituição das janelas de madeira por janelas de vidro, instalação de 10 (dez) aparelhos de ar-condicionado, instalação de mais uma sala, adaptação aos padrões de acessibilidade, com estrutura adequada a pessoas com necessidades especiais, dentre outras melhorias. Em seguida foi inaugurada a Academia da Saúde, na praça em frente ao estádio municipal. Por fim foi servido um almoço na Cozinha Comunitária para toda comitiva.

O secretário municipal de educação, Vicente de Almeida Filho destacou a importância desse momento histórico. “É importante estarmos reunidos nesse evento para relembrar a importância histórica do nosso município. Parabéns a todos os poçodantenses, que trabalham com afinco para o crescimento do município.” “Este evento marca o início de uma série de transformações que a gestão do prefeito José Gurgel Sobrinho (Dedé de Zé Cândido) vai fazer no município”, disse o secretário Vicente de Almeida Filho.

“É com muita alegria e satisfação que parabenizo o Município de Poço Dantas pelas comemorações de seus 19 anos de emancipação política e administrativa e a toda sua população e coloco o nosso mandato à disposição de toda a comunidade, pensando sempre no progresso e na melhoria da qualidade de vida de todos”, disse a vereadora Eva de Sousa Lira (PT) de Poço Dantas.

No final da tarde houve a apresentação do desfile cívico pelas principais ruas da cidade. À noite a festa foi encerrada em praça pública com o show das bandas “Bota pra Moer e João Bandeira Jr e Lalá Forró com Força.

Abdias Duque de Abrantes

Jornalista DRT PB 604

Crédito foto: Fábio Barbosa (cofemac.com.br)

Lula, o preconceito, o rancor e o velho ódio de classes

LULA E O POVO

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu um convite para publicar uma coluna mensal no The New York Times, maior jornal do mundo, onde poderá defender suas causas e bandeiras de luta. Os artigos irão tratar de política, economia internacional e combate à fome e a miséria no mundo. Este anúncio fez aflorar rancor, ressentimento e o velho ódio de classes contra o ex-retirante nordestino que se tornou metalúrgico, líder sindical, deputado federal, presidente da República e um dos estadistas mais reconhecidos no mundo.

A trajetória de Luiz Inácio Lula da Silva é conhecida. Foi um presidente com uma trajetória pessoal e política diferente dos que governaram antes. Sempre governou com o coração. Nunca se comportou como um lorde na Presidência da República. Foi o primeiro trabalhador eleito para comandar os destinos da nação brasileira. Um grande líder popular, que começou no movimento sindical e ascendeu ao maior cargo institucional desse país. O presidente Lula é a síntese do povo brasileiro.

O carismático presidente Lula deixa o poder, como observou um analista, “amado pelo povo e detestado pela mídia”. Um líder querido e respeitado em quase todo o mundo. O historiador Eric Hobsbawn afirmou que Lula "ajudou a mudar o equilíbrio do mundo, ao trazer os países em desenvolvimento para o centro das coisas". O presidente do Uruguai, José Mujica, chamou Lula de "embaixador plenipotenciário no conserto deste mundo". Lula é um homem imprescindível, não apenas na América Latina, mas no mundo", afirmou o presidente chileno, Sebastián Piñera.

O ex-presidente Lula, por conseguinte, é um ativo valioso, que interessa a qualquer publicação no mundo. Além disso, com sua agenda internacional focada, principalmente, na África, ele é hoje sério candidato ao Prêmio Nobel da Paz.

O convite para publicar uma coluna mensal no The New York Times não significa, todavia, que Lula está obrigado a redigir de próprio punho seus artigos. Como colunista, Lula, naturalmente, delegará a tarefa de produzir textos a algum escriba. É assim, sempre foi e sempre será no mundo inteiro. Enfim, é para isso que existem jornalistas e ghost-writers. Ghost writer é a expressão inglesa que designa o profissional de alto nível especializado em prestar serviços de redação de textos a outras pessoas que não têm tempo. Todo mundo sabe que os discursos dos Presidentes de República e Governadores, os relatórios dos Ministros de Estado ou de diretores de grandes empresas não são redigidos pessoalmente pelas personalidades que os assinam.

Todos os presidentes têm ou tiveram seus ghost-writers. Juscelino Kubitschek teve Augusto Frederico Schmidt e Álvaro Lins. Getúlio Vargas teve vários. Os mais ilustres foram Osvaldo Aranha e Lourival Fontes. Tancredo Neves, que fez memoráveis discursos ao longo de sua trajetória política, delegava a tarefa ao jornalista Mauro Santayana. John Kennedy teve três ghost-writers Arthur Schlesinger, John Kenneth Galbraith e Ted Sorensen. Até o presidente Barack Obama tem o ghost-writer. Trata-se do jovem Jon Favreau.

Na verdade, ainda persiste contra o ex-presidente Lula rancor, ressentimento, aversão, preconceito e o velho ódio de classes. A história de superação de Lula é desprezada por analistas rancorosos e invejosos no Brasil, mas reconhecida até por seus adversários políticos, hoje inspira líderes do mundo inteiro.

Abdias Duque de Abrantes
Advogado - Pós-graduado em Direito Processual do Trabalho pela Universidade Potiguar (UnP) e Jornalista

sábado, 27 de abril de 2013

URGENTE:: ACIDENTE NA SERRA DE LUÍS GOMES ENVOLVENDO O MÉDICO PIO X FERNANDES

Luís Gomes/RN: Agora a noite aconteceu um acidente na serra de Luís Gomes, próximo à estação da adutora do Alo Oeste.

Dois veículos colidiram. Um dirigido pelo médico e suplente de deputado Dr. Pio X Fernandes e outro por uma rapaz conhecido popularmente como Cláudio de Chico Leite .

Felizmente ninguém se feriu, havendo apenas danos materiais.

A polícia esteve no local e providenciou a retirada dos carros da via, reestabelecendo o trânsito.

Postado Por: Maciel Ribeiro

 

Paaiba/Presa em Bernardino Batista acusada de ser falsa enfermeira

saude-enfermeiraNa tarde dessa sexta-feira (26) uma guarnição da Polícia Militar foi solicitada pelo COREN (Conselho Regional de Enfermagem) para prender uma mulher na cidade de Bernardino Batista, acusada de exercer a profissão ilegalmente.

Os policiais flagraram Edeilsa Sales da Costa, 26, divorciada, em um posto de saúde daquela cidade.

Na abordagem dos policiais a acusada não tinha nenhum documento que provasse ser profissional da área de saúde.

Os policiais levaram a acusada para a delegacia onde prestou depoimento e será investigada.

Redação COFEMAC / Fábio Barbosa

Resultados da Copa Primo Fernandes, deste sábado(27)

Em Pau dos Ferros/RN:  Santo Antonio 0 x 1 Pilões

Em Major Sales/RN: Bezerrão 2 x 1 São Bernardo

Em Tenente Ananias/RN: Real Madrid 4 x 1 Beira Rio  

Em Riacho de Santana/RN: Poço de Pedra 2 x  1(17 de Junho

Em Venha Ver/RN: São José 0 x 1 Motirão

Em Caiçara-Paraná/RN: Caiçara 2 x 1 ADESE 

*Em Uiraúna/PB: Uiraúna x 09 de Maio(Jogo adiado)

Morre o Embolador de Côco "FURÃO"


Marcos Antônio Maia, 50 anos, mais conhecido por FURÃO, morreu na madrugada deste sábado (27), por volta das 12h30min, no HRCCA em Pau dos Ferros/RN, vítima de parada cardíaca.

Furão era um artista conhecido em todo Rio Grande do Norte e Paraíba, participou de muitos eventos culturais, cantando emboladas em campanhas eleitorais, vaquejadas e feiras livres.

Seu sepultamento ocorrerá na manhã deste domingo (28), às 08h00min, no Cemitério publico de José da Penha/RN.

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Presidente da TIM apresenta ao deputado Henrique Alves planos para RN

Brasília (DF) – O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, recebeu em audiência nesta quarta-feira (24), o presidente da TIM Celular, Rodrigo Abreu. O presidente da TIM estava acompanhado dos diretores de Relações Institucionais e Regulatórias, Mário Girasole, e de Relacionamento com o Cliente, Alexandre Trindade, este último um norte-riograndense de Parelhas.

A empresa, segundo Rodrigo Abreu, vai investir neste ano R$ 3,7 bilhões, principalmente na rede de fibra ótica para melhor o sinal e a qualidade dos serviços. Somente no Rio Grande do Norte serão R$ 40 milhões. O investimento em novos equipamentos ampliará a capacidade de 250 antenas das 370 existentes no estado. Outras 30 novas antenas serão construídas. “Estamos investindo na qualidade dos nossos serviços com inovação e  transparência nas nossas ações”, disse Abreu.

Os números apresentados pelo presidente da TIM ao deputando Henrique Eduardo Alves apontam para manutenção da liderança da empresa no mercado potiguar com 33% de participação e um total de 1,4 milhão de clientes em todo o estado. A cobertura atual atinge 91% do Rio Grande do Norte com a presença do sinal em 103 das 167 cidades potiguares.

Todas as informações constam no portal “Portas Abertas”, alojado no site da TIM. “Através do portal nossos clientes poderão acompanhar a cobertura e ampliação do nosso sinal e saber onde, como e quando essas ações serão realizadas”, disse Abreu. Ele assegurou que o sinal da TIM no Rio Grande do Norte vai dar um salto de qualidade com as medidas anunciadas.

Além da Câmara dos Deputados, os diretores da TIM visitaram o Senado, o Ministério das Comunicações e a Anatel com o mesmo propósito. “A empresa prima pela transparência das informações sobre os investimentos no Brasil e estamos prestando contas do nosso trabalho aos nossos clientes e às autoridades”, disse Abreu ao justificar o encontro com o deputado.

Sousa- PB: Parque Pedro Estrela realiza XVIII Vaquejada no Distrito de Lagoa dos Estrelas no dia 25 de maio

VAQUEJADA PARQUE PEDRO ESTRELA

Não percam a XVIII Vaquejada do Parque de Vaquejada Pedro Estrela situado no Distrito de Lagoa dos Estrelas – Sousa-PB que será realizada no dia 25 de maio. A vaquejada já é uma tradição no alto sertão paraibano. A comissão organizadora é formada por César Estrela, Evandro Estrela e Rolinha de Chico de Luca. O evento reunirá a vaqueirama da região.

De acordo com César Estrela, a inscrição custa R$ 70,00 e a premiação será uma moto Biz Cc mais R$ 1.000,00. A "festa de gado" será encerrada com um show pra lá de arretado com a Banda Arreio de Prata.

A vaquejada é uma atividade recreativo-competitiva, considerada por seus admiradores um esporte, surgida no Nordeste, que consiste centralmente em fazer dois vaqueiros a cavalo perseguirem um boi, emparelhá-lo com os cavalos e conduzi-lo a uma área-objetivo, entre duas linhas paralelas de cal, onde o derrubam. Os principais atores são o batedor de esteira, o puxador e o juiz.

A Lei nº 10.220, de 11 de abril de 2001 instituiu normas gerais relativas à atividade de peão de rodeio equiparando-o a atleta profissional. Entendem-se como provas de rodeios as montarias em bovinos e equinos, as vaquejadas e provas de laço, promovidas por entidades públicas ou privadas, além de outras atividades profissionais da modalidade organizadas pelos atletas e entidades dessa prática esportiva.

Abdias Duque de Abrantes

Jornalista DRT PB 604

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Henrique Alves destaca organização de pauta prioritária da indústria

FIERNSTU_9706

Brasília (DF) - O presidente da Câmara dos Deputado, Henrique Eduardo Alves, afirmou que a indústria brasileira ajuda muito o Congresso Nacional ao apresentar sua pauta mínima prioritária de forma organizada, por meio da Agenda Legislativa da Indústria. “Quem se comporta assim é porque não tem jogo a esconder e merece o respeito do Brasil e da Câmara”, disse.

Ele participou da cerimônia de lançamento da Agenda Legislativa da Indústria 2013, na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília. O documento apresenta as 130 propostas de interesse do setor industrial em tramitação na Câmara e no Senado.

Dessas, 17 são listadas como a pauta mínima prioritária da indústria, incluindo a MP dos Portos (MP 595/12); a extinção do pagamento do adicional de 10% do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) no caso de demissão sem justa causa (PLP 200/12); o projeto que impede a cumulatividade de tributos sobre a indústria e as empresas exportadoras (PL 6530/09); e o que regulamenta o trabalho de terceirizados (PL 4330/04).

Segundo Alves, a iniciativa auxilia muito sua tarefa de comandar os trabalhos da Casa. “Tenho a obrigação de equilibrar as demandas de diferentes setores ao pautar a Câmara”, explicou. Para ele, outros setores deveriam seguir o exemplo da CNI. “Agradeço o respeito da indústria ao Parlamento brasileiro, que considero o mais democrático do mundo”, destacou. O presidente da FIERN, Amaro Sales, também participou do encontro e reforçou os pleitos da indústria junto ao presidente da Câmara dos Deputados.

Propostas polêmicas

De acordo com o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, o Brasil precisa de leis que garantam segurança jurídica para o setor produtivo, reduzam a burocracia e estimulem o setor privado. “A MP dos Portos proporcionará ambiente mais favorável para a modernização dos portos brasileiros e para a participação do setor privado nos investimentos e na gestão dos portos”, explicou.

Em relação ao fim do adicional de 10% do FGTS, ele pediu a aprovação pela Câmara até o fim de maio. “Caso contrário, a redação atual do projeto, que já foi aprovada no Senado, prevendo a extinção em 1º de junho de 2013, terá de retornar à Casa de origem”, observou. Já em relação à regulamentação do trabalho terceirizado, Andrade afirmou que a proposta poderá contribuir para gerar mais empregos formais. Ambas as propostas sofrem resistências por parte de sindicatos de trabalhadores.

Assessoria de Imprensa

Atleta Dorin Magrão de Major Sales é destaque no Futebol Paraibano.

O Jovem atleta Majorsalense vem se destacando no Futebol Paraibano. Com apenas 19 anos de idade, Dorin Magrão como é conhecido, é uma das revelações do Atlético Cajazeirense de Desportos da Cidade de Cajazeiras - PB e, também do Campeonato.

Dorim vem fazendo ótimas partidas pela equipe de Cajazeiras que disputa do Campeonato Paraibano 2013, sendo elogiado constantemente pelos companheiros de time e seu treinador por sua regularidade em campo.

Apesar de ser o atleta mais jovem da equipe, o mesmo mostra uma maturidade enorme quando entra em campo, e tem sido fundamental para que a equipe esteja em 5° lugar no Campeonato.

Dorin voltou no ultimo jogo contra a equipe do Treze de Campina Grande depois ter passado duas semanas fora por causa de uma lesão, mas o mesmo já se encontra 100% para ajudar a equipe na classificação para a próxima fase.

Esta rolando nas redes sociais um vídeo de alguns lances do Zagueiro. Acompanhem e divulguem essa revelação Majorsalense que tem um grande potencial.

Prefeito fala sobre obras e festa do aniversário de Poço Dantas/Paraiba

pref-dede-candido-cofemacO prefeito de Poço Dantas, José Gurgel Sobrinho (Dedé de Zé Cândido - PMDB) falou à imprensa sertaneja na tarde dessa segunda-feira, 22 de abril. A entrevista foi prestada na Difusora Rádio Cajazeiras.

O prefeito falou sobre as ações realizadas nos cem primeiros dias por cada secretaria do município. Dedé elogiou o trabalho de cada um dos titulares das pastas, inclusive ressaltou a desenvoltura da Secretaria de Finanças, elogiando o secretário Daginaldo de Oliveira, que segundo o prefeito, tem realizado um trabalho destacado, como também do tesoureiro Bonfim.

Dedé de Zé Cândido falou sobre outros diversos assuntos, inclusive da festa de emancipação política de Poço Dantas que acontece no próximo domingo dia 28 de abril. Falou também sobre as obras que serão inauguradas, veículos novos entregues e sobre a festa em praça pública à noite para encerrar as comemorações.

O município de Poço Dantas recebeu já na administração de Dedé: 2 retroescavadeiras; 1 caçamba e 2 ônibus escolares; todos zero quilômetro que serão entregues no dia da cidade. Além disso o prefeito irá entregar vários outros benefícios.

Por:Fábio Barbosa

terça-feira, 23 de abril de 2013

Sousa vence o CSP também no TJPB e poderá remarcar partida contra o Coritiba pela Copa do Brasil

O desembargador Leandro dos Santos, relator do agravo de instrumento 999.2013.000.834-8/001, impetrado pelo Sousa Esporte Clube junto ao Tribunal de Justiça da Paraíba, despachou e deferiu na tarde desta terça-feira (23/abr) o pedido de suspensação de liminar expedida no último dia 18 de abril pela 15ª Vara Civil de João Pessoa em favor do CSP.

Com a queda da liminar nascida de uma ação cautelar inominada patrocinada pelo CSP na justiça comum, a Confederação Brasileira de Futebol – CBF poderá agendar uma nova data para o jogo Sousa x Coritiba, válido pela Copa do Brasil 2013.

Os advogados do Sousa (por ordem alfabética) Fernando Lamar (RJ), Ney Osmando (PB) e Washington Rocha (PB), esse último do gabinete do Deputado Lindolfo Pires, agora devem provocar a CBF e o Superior Tribunal de Justiça Desportiva – STJD para fazer valer os efeitos da decisão da corte suprema no âmbito desportivo brasileiro.

Recebemos a informação, em primeira mão, do próprio deputado Lindolfo Pires, que fez plantão no Tribunal de Justiça da Paraíba em nome do direito do Sousa.

por: Wellington Ferreira

Paraiba:Carlos Antonio participa da solenidade de posse do secretário executivo da Interiorização do Estado

Carlos Antonio participa da solenidade de posse do secretário executivo da Interiorização do Estado

O secretário de Interiorização do Estado da Paraíba, Carlos Antonio (DEM), participou nesta terça-feira (23), da solenidade de posse de Moacir Barbosa da Veiga Filho como secretário executivo da pasta. O vice-governador Rômulo Gouveia presidiu, a solenidade que aconteceu no auditório da Secretaria, em Campina Grande.

“Moacir já vinha dando uma grande contribuição ao governo à frente da Aesa (Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba). E agora, ao lado de Carlos Antonio, vai ampliar e interiorizar as ações do governo em diálogo permanente com os gestores municipais e a sociedade”, ressaltou Rômulo, enfatizando a instalação da Região Metropolitana de Campina Grande e a consolidação do Pacto pelo Desenvolvimento Social, entre outras missões. O vice-governador também agradeceu o trabalho do ex-secretário Fábio Maia, que foi substituído por Moacir.

Por sua vez, Carlos Antonio disse que o trabalho com Moacir Barbosa na Secretaria da Interiorização será a quatro mãos, a fim de fortalecer as relações entre o governo e os cidadãos, estimulando a participação social organizada da iniciativa privada, das entidades do terceiro setor e do voluntariado na ação governamental dentro de uma visão intersetorial.

“Vamos levar o desenvolvimento para Campina Grande e todo o interior do Estado, trabalhando a quatro mãos, fazendo com que as pessoas sejam escutadas e trazendo a universidade dentro da discussão. É importante que essa inteligência saia das universidades e que possa chegar a quem mais interessa, que é a população”, afirmou Carlos Antonio, alegando que a pasta da Interiorização “terá dois secretários para atuar nas áreas política e administrativa “.

No pronunciamento de posse, Moacir Barbosa agradeceu ao governador Ricardo Coutinho pela confiança depositada e a chance de assumir mais um cargo na administração estadual. “Meu lema vai ser um só: trabalho, trabalho e trabalho. Temos neste momento vários pontos a serem vencidos, mas uma nova política que vem sendo implantada e está dando certo, levando o desenvolvimento para toda a Paraíba”, frisou.

Moacir Barbosa acrescentou que vai atuar para celebrar as parcerias entre o Governo do Estado, prefeitura e Governo Federal, além das entidades representativas da sociedade paraibana e as universidades públicas. “Uma destas parcerias é a construção de obras de saneamento e o canal adutor para receber as obras da transposição do Rio São Francisco. Outra parceria é a edificação de milhares de unidades habitacionais, por meio do programa Minha Casa, Minha Vida”, frisou.

Participaram também da solenidade o secretário de Articulação da Prefeitura de Campina Grande, Gilbran Asfora, representando o prefeito Romero Rodrigues; o prefeito de Fagundes, José Pedro; o presidente da Câmara Municipal, Nelson Gomes Filho; a coordenadora do Programa Fome Zero, Geovana Fernandes; Antonieta Rodrigues, mãe de Moacir Rodrigues; vereadores e demais autoridades.

DIÁRIO DO SERTÃO com secom

TRT-RN: 3ª Vara do Trabalho de Mossoró tem novo Diretor de Secretaria

Posse diretor 3 VT Mossoro Tratada

O vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região, no exercício da presidência, desembargador Carlos Newton Pinto, empossou na manhã de hoje (23) o servidor Sérgio Roberto de Araújo Fraiman, como Diretor de Secretaria da 3ª Vara do Trabalho de Mossoró.

Bacharel em Direito (FARN) e em Ciências Contábeis (UFRN), Sérgio é Técnico Judiciário (Área Administrativa) e trabalha no TRT-RN desde 1993. Ele já foi diretor de secretaria e, atualmente, atuava como assistente do diretor na 5ª Vara do Trabalho de Natal.

É um novo desafio profissional para mim, que eu abracei com muito entusiasmo, revela o novo diretor. Sérgio substitui Ana Karina Galvão Xavier, que atualmente dirige a Secretaria da 1ª Vara do Trabalho de Mossoró.

A 3ª Vara tem como titular o juiz Décio Teixeira de Carvalho Junior e tem jurisdição sobre os municípios de Apodi, Areia Branca, Baraúna, Caraúbas, Felipe Guerra, Governador Dix-Sept Rosado, Grossos, Mossoró, Serra do Mel e Tibau.


         TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 21ª REGIÃO   -   ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL  -  FONES: (84) 4006-3081/4006-3280

Henrique Alves anuncia mais recursos do Ministério da Saúde para Mossoró.

 Banco_JBA_5673

Brasília (DF) – O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, comemorou a ampliação do teto de financeiro do Sistema Único de Saúde para o município de Mossoró em mais de um milhão de reais. A portaria assinada pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (23) e destina o montante extra de R$ 1,1 milhão para procedimentos de média e alta complexidade em Mossoró. 

Para o deputado Henrique Alves a medida veio em boa hora, uma vez que, na última reunião dele com o ministro Padilha, na semana passada, com a presença da prefeita Claudia Regina e da governadora Rosalba Ciarlini, ficou   demonstrada a necessidade de mais recursos para ampliação dos procedimentos de média e alta complexidade em Mossoró, inclusive com a contratação de mais leitos de UTI. Os recursos serão repassados em parcelas mensais e regulares pelo Fundo Nacional de Saúde, conforme determina a portaria.

SUDENE – As preocupações do deputado relacionadas com a seca no nordeste, manifestadas em várias ocasiões, a exemplo de outras lideranças nordestinas, também resultaram em medida para beneficiar a região. Uma  resolução do Conselho Deliberativo da Sudene,  aumenta em R$ 350 milhões os recursos destinados ao Programa de Ampliação do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste para 2013. Os recursos serão administrados pelo Banco do Nordeste para suplementação do orçamento do Programa Emergencial da Seca.

A resolução  foi assinada pelo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra,  e determina que as linhas especiais de crédito serão destinadas aos beneficiários de acordo com as regras estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional. Entre os beneficiários estão: empreendedores individuais; empresas indústrias, comerciais e de prestação de serviços; cooperativas de produção, associações e agroindústrias. Produtores rurais, cooperativas e associações de produtores também serão beneficiados pela linha de crédito especial  do BNB.

Assessoria de Imprensa

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Incêndio destrói mercadinho no Retiro, em Uiraúna

Um incêndio destruiu um mercadinho na madrugada dessa segunda-feira (22), na Rua Floriano Peixoto, Bairro do Retiro em frente ao hospital velho de Uiraúna.

incendio-cofemac-2013_cofemac110

Testemunhas contaram que os vizinhos avistaram fogo por volta das 2h e chamaram o proprietário do estabelecimento. Ao abrir a porta do prédio populares ajudaram a apagar, mas as chamas eram fortes e tomaram conta do local, principalmente nos fundos do prédio onde ficavam o depósito e o escritório.
Prédio ao lado. Uma das primeiras providências ao descobrir o incêndio foi retirar do prédio que fica ao lado do mercadinho um idoso de noventa anos que dormia no local. Ele foi retirado a tempo e não sofreu nenhum ferimento.

Às 3h20 o fogo já havia destruído quase tudo. No início foram retirados a tempo algumas prateleiras, balcões e mercadorias. Uma chuva que cai na hora do incêndio ajudou aos que tentavam apagar as chamas.

incendio-cofemac-2013_cofemac157

O corpo de bombeiros foi chamado logo que descoberto o fogo, mas chegaram ao local faltando quase duas horas  depois, às 3h45.

Até às 4h20, quando nossa reportagem deixou o local, os bombeiros ainda tentavam conter os focos de incêndio que restavam. O fogo não atingiu as casas vizinhas.
O proprietário do mercadinho disse a reportagem do COFEMAC que não sabe ainda o que tenha dado início ao incêndio.

Redação COFEMAC / Fábio Barbosa

Faixas da torcida são retiradas do Estádio; Sousa empata com o Botafogo

 

O Sousa Esporte Clube empatou em 1 x 1 contra o Botafogo na tarde deste domingo (21) no estádio O Marizão. O resultado foi ruim para os dois times, porém, pior para o Sousa que ficou mais distante da zona de classificação (G-2) do segundo turno do Campeonato Paraibano 2013.
O Botafogo abriu o placar logo nos primeiros minutos de jogo. O Dinossauro do Sertão conseguiu empatar no 2º tempo e dominou a partida até os instantes finais, mas a disputa terminou empatada.


O Sousa caiu para a sexta colocação com 12 pontos. O Botafogo está na sétima posição com 11 pontos. O Dinossauro vai enfrentar na 10ª rodada, o CSP na próxima quarta-feira (24), no estádio da Graça.

Faixas recolhidas antes do jogo

A Polícia Militar recolheu várias faixas dos torcedores do Sousa que protestavam contra a Federação Paraibana de Futebol (FPF).
Nas faixas da torcida, estavam escritas as seguintes frases:


                               "Sou Paraibano, não Palhaço. O Futebol da Paraíba está de Luto"

A determinação foi do árbitro Adalberto Moésia, que só iniciou a partida quando a PM recolheu todos os cartazes da torcida.
Jogo na Copa do Brasil
A diretoria do Sousa, acusa a presidente Rosilene Gomes de estar por trás da ação movida pelo CSP que impediu que o Sousa jogasse com o Coritiba pela Copa do Brasil. Os torcedores vão continuar o protesto contra a FPF nas redes sociais.

por: Diario do sertão

Artesão do alto sertão da Paraíba fabrica mesa com madeira e cerâmica

3 - ARTESAO DUDA PEDRO

O artesão José Antônio da Silva (Duda Pedro) residente na comunidade de Pinhão-zona rural de Vieirópolis-PB é um artista nato. Um autodidata. Fabrica pequenas esculturas, chaveiros, violinos e peças de artesanato feitos com madeira, chifres de boi, coco etc. Sua última invenção foi a fabricação de mesa de madeira com cerâmica.

2 - MESTRE DUDA 4

A residência do mestre-artesão Duda é bastante visitada por pessoas que querem conversar com o mestre, ver e fotografar as peças. O artesão já foi premiado por ocasião de uma feira de artesanato realizada pela Prefeitura Municipal de Vieirópolis. A comunidade do Pinhão fica a 12 km de Vieirópolis e a 30 km de distância de Sousa.

Abdias Duque de Abrantes

Jornalista DRT PB 604

Sousa-PB: Aniversário do empresário Isney Abrantes, do Grupo Sousa Inox, União Inox e Vidraçaria União

2 - FOTO PRINCIPAL

O empresário sousense Isney Abrantes Duarte Pinto reuniu sábado (20) no Planeta Bola em Sousa amigos e familiares para comemorar o seu aniversário. Isney é filho do diretor do Grupo Sousa Inox, União Inox e Vidraçaria União, empresário Isnaldo Duarte Pinto e Ana Lúcia Abrantes Duarte. Ele é sobrinho do vocalista e proprietário da Banda Gilson & Mania, Gilson Abrantes e do professor da UFCG, Paulo Abrantes de Oliveira.

Foram parabenizar Isney Abrantes o farmacêutico-bioquímico Augusto Abrantes Barbosa/Leide Fontes, empresário e vocalista da Banda Gilson & Mania, Gilson Abrantes/Samily Estrela, professor da UFCG, Paulo Abrantes de Oliveira/profª da UFCG, Graziela Aragão, comerciante e piscicultor, Vitor Rabelo/gerente das empresas Sousa Inox e Vidraçaria União, Yanny Abrantes, representante comercial Pierry Abrantes, estudante Simony Abrantes Fontes, empresário Leleka Produções Artísticas (empresário da Banda Gilson & Mania) e demais convidados.

Emocionado o aniversariante agradeceu a presença de todos. O farmacêutico-bioquímico Augusto Abrantes Barbosa animou os convidados cantando várias músicas. A animação da festa ficou por conta das Bandas Forró da Canxa e Forró Bagunçado. Fotos de Iago Maia e Evertton.

Abdias Duque de Abrantes

Jornalista DRT PB 604

Alternativo que faz linha Sousa/PB a Mossoró tomba em zona rural de Major Sales (BR 405), e deixa 07 feridos ; Veja as imagens.

Major Sales – Um veiculo tipo Ducato, de placa LAH 2638/CE, de cor branca, com 07 passageiros tombou na manhã desta segunda-feira (22), por volta das 05h50min, e deixou cerca de 07 pessoas feridas. De acordo com a Polícia Militar, o acidente ocorreu no Km184, na BR 405, em zona rural de Major Sales/RN.

O condutor do veículo, identificado como Francisco Ferreira da Silva, de 59 anos de idade, natural de Bom Sucesso/PB e residente em Sousa/PB, alegou que perdeu o controle de direção do veiculo depois de deslizar num monte de barro que se encontrava sobre a pista de rolamento, causado pelas chuvas.

O condutor disse que já faz oito anos que trabalha nesta linha e nunca havia se envolvido em acidente e que o carro pertence ao senhor Antônio Pimenta, residente em Sousa/PB.

Apesar do número de feridos, as lesões foram consideradas leves, sem registro de vítima fatal. Ainda assim, elas foram conduzidas pela ambulância de Major Sales e encaminhadas para o Hospital Regional de Pau dos Ferros/RN.

A Policia Militar de Major Sales esteve no local e acionou um trator para que o veiculo fosse removido do local em razão de estar obstruído o trânsito.

por: Sargento Andrade

Veja as imagens do local:

i

Bacharel em direito uiraunense Marcelo Duarte Estrela tem monografia aprovada com louvor na UFCG

2 - MARCELO DUARTE 2

O bacharel em direito do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais (CCJS) - Campus de Sousa da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Marcelo Duarte Guilherme Estrela apresentou sua monografia de conclusão de curso com o tema: “A entrega de nacionais ao Tribunal Penal Internacional à luz da Constituição Federal de 1988”. O concluinte foi aprovado com nota dez e louvor pela Banca Examinadora. A monografia teve como orientador o professor doutor Jardel de Freitas Soares.

O bacharel Marcelo Duarte Guilherme Estrela é filho dos comerciantes uiraunenses Paulo Duarte e Iracema Guilherme Estrela. É irmão da também bacharela em direito, Monique Duarte. É neto do saudoso Nozinho Duarte e da Sra. Ló e de Francisco Guilherme Estrela (Chico de Duca) “in memoriam” e da Sra. Tereza Vieira. Marcelo Duarte Estrela é primo da vereadora Eva de Sousa Lira (PT) e da professora Kaliny Arettuze de Sousa Josias da cidade de Poço Dantas.

O Tribunal Penal Internacional (TPI), possui natureza jurídica de tratado internacional. O Tribunal tem caráter permanente e independente, no âmbito do sistema das Nações Unidas. Foi criado com o objetivo de julgar os responsáveis pelo cometimento dos mais graves crimes no entendimento da comunidade internacional. Dentro do processo de universalização dos direitos humanos, o TPI se apresenta como a primeira instância internacional permanente de garantia dos direitos fundamentais da pessoa humana. Foi criado para garantir a efetivação dos direitos humanos, que eclodiram com maior amplitude no mundo pós-guerra, punindo os indivíduos que praticam os delitos mais graves, em desrespeito a esses direitos. O Estatuto de Roma é o instrumento legal que rege a competência e o funcionamento do Tribunal Penal Internacional.

Abdias Duque de Abrantes

Jornalista DRT PB 604

São Bernardo vence e é o vice líder do grupo B

DSCN9581[1]

O São Bernardo venceu o Carapuça nessa tarde de sábado na vila São Bernardo município de Luís Gomes pelo placar de 2 x 1.
Foi a segunda vitória da equipe e chega a liderança do grupo agora com 7 pontos.
Por outro lado, foi a segunda derrota do Carapuça e agora a situação se complica demais para a equipe de Água Nova, que com 2 pontos segue na lanterna do grupo.
O São Bernardo agora dorme na vice liderança ja que o resultado do jogo deste domingo foi de Bezerrão 0 x 2 Brejo dos Santos.
A equipe de Bosco volta a campo no sábado 27, em Major Sales contra o Bezerrão. Enquanto oCarapuça tem jogo de vida ou morte no domingo em Brejo dos Santos.

1º Brejo dos Santos ............8
2º São Bernardo .................7
3º Bezerrão ........................4
4º Carapuça .......................2

DSCN9582DSCN9583DSCN9585DSCN9586DSCN9587DSCN9588DSCN9589DSCN9590DSCN9591DSCN9592DSCN9593DSCN9594DSCN9596DSCN9597DSCN9600DSCN9605DSCN9608DSCN9609

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Uirauna/PB:Casal sai ferido ao bater moto em animal na BR 434

Por volta das 8h40 da manhã dessa sexta-feira (19) a equipe do SAMU foi chamada para socorrer duas vítimas de acidente de moto ocorrido na BR 434 entre Uiraúna e o distrito de Areias, na altura do sítio Cafundó.

Um casal morador do distrito de Fazenda Nova, em Joca Claudino, viajava de moto sentido Uiraúna quando bateu em um jumento que atravessava a estrada.

As vítimas foram: o condutor da moto José Antônio, de aproximadamente 30 anos, e sua esposa Maria José da Silva, 26 anos. Ela sofreu ferimentos leves e um corte na testa; já ele se queixava de dores e apresenta suspeita de fratura na perna.

O casal recebeu os primeiros socorros no local, depois foi levado para o hospital Regional de Cajazeiras, mas estava consciente e não corre risco de morte.

O acidente aconteceu a cerca de 300 metros do local onde faleceu um rapaz há poucos dias em outro acidente de moto.

Redação COFEMAC / Com Rafael Matias

TRT-RN: Corregedor ouvirá advogados, reclamantes e reclamadas da 3ª Vara de Natal

Jose Rego Junior

O presidente e corregedor do Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN), desembargador José Rêgo Júnior, participa nesta sexta-feira (13) dos trabalhos de correição ordinária anual na 3ª Vara do Trabalho de Natal.

A partir das 8:30h, ele receberá em audiência os advogados, reclamantes e reclamados que têm processo tramitando na  vara para ouvir sugestões e reclamações.

Em seguida, o corregedor se reunirá com os juízes e servidores para avaliar o desempenho da vara e ouvir queixas, sugestões e propostas para tornar as rotinas mais eficazes.

A 3ª Vara do Trabalho de Natal é dirigida pelo juiz titular Manoel Medeiros Soares de Sousa e funciona no edifício das Varas, no anexo ao Tribunal – Avenida Capitão-mor Gouveia, 1742,– Lagoa Nova.

A jurisdição da 3ª Vara da capital compreende os municípios de Natal, Barcelona, Bom Jesus, Caiçara dos Rios dos Ventos, Extremoz, Ielmo Marinho, Lagoa dos Velhos, Macaíba, Nísia Floresta, Parnamirim, Riachuelo, Rui Barbosa, São Gonçalo do Amarante, São Paulo do Potengi, São Pedro, São José de Mipibú, Santa Maria, São Tomé, Serra Caiada, Senador Eloi de Souza e Vera Cruz.

 
         TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 21ª REGIÃO   -   ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL  -  FONES: (84) 4006-3081/4006-3280

Henrique Alves: Presidente da Petrobras descarta retração de investimentos no Rio Grande do Norte

6 - rn227

A afirmativa foi feita durante reunião na sede da Petrobras com a presidente Graça Foster e Henrique Eduardo Alves, acompanhado da governadora Rosalba Ciarlini e da bancada federal do Rio grande do Norte.

Rio de Janeiro (RJ) – A presidente da Petrobras, Graça Foster, assegurou que a Petrobras não retraiu os investimentos da empresa no Rio Grande do Norte e que as contratações de novas empresas terceirizadas, em Mossoró e região, até o fim de abril, significam a retomada dos empregos já a partir de maio. Nos últimos meses foram homologadas mais de mil demissões por empresas de manutenção e montagem que quebraram contratos com a Petrobras. A onda de demissões gerou incertezas quanto ao futuro da estatal do petróleo no estado.

A reunião, solicitada pelo presidente da Câmara dos deputados, Henrique Eduardo Alves, após uma audiência pública sobre a crise decorrente das demissões em Mossoró, contou com todos os deputados federais do Rio Grande do Norte, mais o senador José Agripino e representantes da Assembleia Legislativa e das câmaras de vereadores de Mossoró e Natal, além do presidente da Fecam, José Silveira Júnior. Empresários e representantes dos petroleiros também participaram do encontro.

Além da presidente da Petrobras, estavam presentes os diretores de Exploração e Produção, José Miranda Formigli, de Gás e Energia, José Alcides Santoro, e de Abastecimento, José Carlos Cosenza . Durante o encontro, os diretores responderam questionamentos dos parlamentares, da governadora Rosalva Ciarlini e da Prefeita de Mossoró, Cláudia Regina, que entregou a “Carta de Mossoró”, um documento externando as preocupações expostas à classe política durante a audiência pública sobre a Petrobras, realizada no último dia 12 de abril na Câmara Municipal.

Rosalba Ciarlini acrescentou que a crise econômica local gerada em decorrência das demissões, ainda tem o viés da seca agravada pela falta de água até para beber na região. Atendendo a uma sugestão da deputada Sandra Rosado, a presidente da Petrobras disponibilizou 100 poços que estão tamponados para o abastecimento humano. Outros 40 já foram instalados com este objetivo.

A presidente da Petrobras sinalizou que a empresa vai permanecer investindo na região. “A prova disso é que vamos construir um novo oleoduto entre Mossoró e Guamaré com vida útil estimada para os próximos 20 anos”, ressaltou Graça Foster. A obra deverá gerar 600 novos empregos. A presidente confirmou que vai ao Rio Grande do Norte, até o final de junho, para inaugurar o sistema de injeção de vapor da Termoaçu nos campos de Estreito e Alto do Rodrigues onde a extração de óleo aumentou com o novo sistema.

Solução semelhante, só que de injeção de água, está em implantação no campo de Canto do Amaro, em Mossoró, de onde sai a maior produção de petróleo em terra do país. No local também estão sendo perfurados novos poços. “Mas ainda vamos precisar de um salto em terra e no mar”, disse Graça Foster. O leilão, previsto para outubro, de 20 novos blocos; anunciados pela Agência Nacional do Petróleo,  em terras potiguares, onde a empresa já atua, e a injeção de água na plataforma de Ubarana, no mar, foram os exemplos citados pela presidente da Petrobras.

Os números sobre investimentos, arrecadação, impostos, royalties,  custeio e até de licenças ambientais, apresentados pela diretoria da empresa, convenceram a maioria dos parlamentares de que a transição será curta. “Estávamos apreensivos com os relatos que ouvimos, mas este encontro nos tranquilizou e até nos sinalizou com novas perspectivas”, disse o deputado Henrique Eduardo Alves ao término do encontro.  O presidente da Câmara acredita que o estado ainda contará com a presença da Petrobras por muitos anos, diante das informações de que a empresa dispõe de reservas estimadas em 250 milhões de barris em terra, e 150 milhões no mar da bacia potiguar.

Ao reconhecer o empenho e união da bancada potiguar em defesa da Petrobras e dos investimentos da empresa no Rio Grande do Norte, Graça Foster assegurou que a prioridade da Petrobras é o pré-sal,  onde a empresa concentra investimentos na exploração de óleo para se capitalizar e ampliar os investimentos em novos projetos.

Já o contexto dos campos maduros, com produção reduzida de 100 mil para 70 mil barris na bacia potiguar, não inviabiliza a presença da Petrobras no estado, reafirmou Graça Foster. A estrutura já existente e o baixo custo de produção permitem que a Petrobras mantenha os investimentos sem haver desequilíbrio nas contas nem nas parcerias sociais realizadas pela empresa no Rio Grande do Norte.

Assessoria de Comunicação

PB:Pedras em formato de coração na comunidade do Pinhão-zona rural de Vieirópolis atraem curiosos

PEDRA DO CORACAO  PRINCIPAL

Na comunidade do Pinhão-zona rural de Vieirópolis a 12 km da sede do município e a 30 km de distância de Sousa encontra-se a situada uma formação rochosa bela e impressionante. Trata-se da Pedra do Coração. Ela possui um formato de coração. Uma paisagem rica em belezas naturais. A Pedra do Coração uma verdadeira obra de arte esculpida pela natureza atrai e encanta curiosos e turistas. A Pedra é a grande atração turística da região. É uma formação rochosa localizada no meio da caatinga que atrai o olhar dos visitantes pela beleza exótica. As pedras ficam situadas nas terras dos herdeiros do saudoso agropecuarista Assis Barbosa, bisavô da secretária municipal de turismo de Vieirópolis, Mayane Gomes de Abrantes e avô do vocalista e proprietário da banda Gilson & Mania, Gilson Abrantes.

O Pinhão é uma comunidade formada por cinquenta e cinco residências, uma creche, uma granja, um posto telefônico e estabelecimentos comerciais. Lá também é a sede a da Comunidade Católica Jesus Pérola Preciosa uma sociedade civil sem fins lucrativos de atividade religiosa que tem como objetivo a recuperação de dependentes químicos. A comunidade conta com a igreja de Santa Clara e um mosteiro. O povo da comunidade é caloroso e hospitaleiro.

Abdias Duque de Abrantes

Jornalista DRT PB 604

Manu Vieira - Convite Missa de 30 dias

manu-cofemac-007

A família de Manu Vieira convida parentes e amigos para assistirem a Missa de 30 Dias que será celebrada nesse domingo 21 de abril, às 9h30, na igreja Jesus Maria José em Uiraúna. Antecipadamente agradecemos a presença e solidariedade de todos.

Dois homens armados assaltam boutique em Uiraúna/PB

rosa-mel-uir

Um fato inédito na área policial aconteceu em Uiraúna às 15h10 da tarde dessa quinta-feira (18). Dois homens armados com revólver assaltaram uma loja de roupas no Centro da cidade.

Segundo uma funcionária que estava sozinha no momento, os dois homens chegaram se passando por clientes. Olharam e provaram algumas peças de roupas e em seguida rendeu ela apontando-lhe uma arma para sua cabeça.

Um dos criminosos levou a funcionária para o provador onde ela ficou de joelhos o tempo todo sob a mira do revólver, enquanto o outro escolhia as roupas nas prateleiras, dinheiro e objetos no caixa. Ao catarem o que podiam os dois trancaram a comerciária no provador e fugiram do local.

Os dois bandidos tinham idade entre 18 e 20 anos e um deles usava short jeans azul e camisa vermelha. Ninguém soube informar em qual veículo eles chegaram e fugiram do local.
Testemunhas disseram que eles estiveram minutos antes do assalto em uma lanchonete próximo à boutique e que o circuito de câmeras conseguiu gravas imagens deles.

Segundo a proprietária da Rosa Mel os bandidos levaram algumas peças de roupa, dinheiro e uma câmera fotográfica que estava no caixa. Da funcionária eles levaram um celular e algumas joias.
A polícia militar foi chamada e registrou o crime, dando início a investigação. As imagens das câmeras da lanchonete que gravaram os dois bandidos serão usadas para tentar identificá-los.

Redação COFEMAC / Fábio Cofemac