segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Poço Dantas/PB:Equipe do Agroamigo presta informações e realiza atendimento para conceder crédito ao pequeno produtor do município

11 - DSC_0463

No último dia 30 de janeiro uma equipe do programa Agroamigo do Banco do Nordeste em parceria com a prefeitura de Poço Dantas através da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente estiveram na sede da associação comunitária São João Bosco para prestar informações e fazer o atendimento potenciais clientes do programa de microfinança no município.

Na oportunidade foi falado sobre os produtores que possuem débito e das condições para fazer a quitação e poder fazer novos financiamentos. Foi explanado também sobre as condições necessárias para conseguir o financiamento, como documentação requisitos básicos etc. Também foi ministrado um mini curso sobre educação financeira para clientes do Agroamigo e posteriormente ocorreu a coleta de propostas dos produtores para obtenção de crédito

DSCN9541

Os produtores foram orientados pelo assessor palestrante Françueldo Lúcio a proceder com suas atividades de forma a preservar o meio ambiente diminuindo a quantidade de agrotóxicos utilizados no meio agrícola, preservando da mata ciliar para evitar aterramento de mananciais, devolver a embalagem dos produtos utilizados no lugar da compra dentre outras orientações além de esclarecer dúvidas dos produtores.

Na ocasião da reunião fizeram parte da mesa a coordenadora do Agroamigo Camila Jales, o agente de desenvolvimento do Banco do Nordeste José Cunha, o Presidente da Associação Comunitária São João Bosco Josemar Baltazar, o Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente César Cezário, o representante da Associação Comunitária Bom Jesus, Francivaldo Lopes, e o Extensionista da Emater Local José Macena Baltazar Júnior. O Prefeito de Poço Dantas José Gurgel Sobrinho e a primeira dama Antonia Pereira também prestigiaram a reunião

O Programa
Criado em 2005, o Agroamigo é o Programa de Microfinança Rural do Banco do Nordeste, operacionalizado em parceria com o Instituto Nordeste Cidadania (INEC) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Em sete anos de atuação, tornou-se o maior programa de microfinança rural do Brasil.

O Programa se propõe a melhorar o perfil social e econômico do agricultor(a) familiar do Nordeste e norte de Minas Gerais, atendendo, de forma pioneira no Brasil, a milhares de agricultores(as) familiares, enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), com exceção dos grupos A e A/C.

Com metodologia própria, adaptada às condições do meio rural, cuja principal característica é o atendimento integral, a partir da forte presença do Assessor de Microcrédito nas comunidades, o Programa incentiva o desenvolvimento de atividades produtivas agropecuárias e não agropecuárias.

0 comentários:

Postar um comentário